quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Crackolândia Ou Zumbilândia

Confesso que ontem á noite, assisti ao "Profissão Repórter" estarrecido. Chocante foram as imagens, e tamanho o nível de comprometimento da equipe em mostrar como é a realidade dos frequentadores do local denominado de "crackolândia", no centro antigo da cidade de São Paulo, onde usuários de droga se reunem em grupos da ordem de mais de centena de pessoas para usarem drogas, à luz-do-dia!
Me pergunto: se todo mundo sabe, se a polícia entra e saí do local a todo momento, se até o jornalismo amador (por favor, amador aqui é totalmente sem qualquer interesse de desmerecer o trabalho realizado, mas não é o Globo Repórter e sim o veículo de estagiários de jornalismo da Globo) consegue mostrar o que se passa naquele inferno, porque nossas autoridades não fazem nada para dar um basta?
Deixe-me ver: ainda no mês passado, ouvi de profissionais da área social que "atualmente os códigos civis e estatuto da criança, juntamente com as varas de família, são geradores de trabalhos sociais realizados em conjunto, atuando ao mesmo tempo na base familiar, no contexto social, na ressociabilização do individuo". Será que alguém pode, por favor, fazer mais por aquelas pessoas? Falta dinheiro para isso? Parece que emprestamos algum no mês passado ou retrasado para o FMI, não foi?
Alarmante ainda, é dizer que eu, simples turista no atributo das minha profissão, comumente chamado de "viajante", vi com meus próprios olhos, situação semelhante em BH, em Brasília, em Goiãnia e em Salvador. E olha que eu viajei pouco!
Repito palavras já ditas anteriormente: precisamos de instituições fortes, bem-treinadas, bem-remuneradas e muito bem-motivadas para findar um absurdo como aquele da matéria do jornal de ontem.

Um comentário:

  1. Falou tudo, Marcos! O Governo bate nopeito e grita alto que empresta dinheiro, que não deve mais nada, ajuda outros países que sofrem alguma tragédia particular, é o bom e isso e aquilo, mas a verdade é que os jovens estão se matando nessa maldição chamada droga, a céu aberto, ao vivo e em cores, e a gente não está vendo nada! E não vou comentar dos demais flagelos desse País, vamos ficar só por aqui. Humpft!

    ResponderExcluir