terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando falta o "lobby" correto...

Estava eu aqui pensando: porque é tão dificil importar no nosso país? Ah...deve ser por causa da balança comercial...
Que nada! Patavinhas, se me entendem... o mercado de exportação é explorado por empresas comerciais, tão focadas no lucro empresarial quanto as empresas de importação o são. E tem mais: maioria das vezes, as empresas de importação são as únicas no sistema que realmente estão pensando numa evolução interna, ou seja, são as únicas saídas tangíveis ao país, em termos de evolução industrial e da capacidade produtiva. Explico: a dita balança comercial é mantida hoje a duras penas de exportações de commodities, que em miúdos significa exportação de matéria-prima para algum país "mais industrializado" que vai beneficiar, agregar valor, transformar em produto e vender ao restante do mundo, incluindo nós mesmos como prováveis compradores... Daí consiste em falar: quem é o verdadeiro vilão da história (e com "H" mesmo, porque é fato vivido desde nossos primórdios como nação)? A empresa que importou uma máquina das mais industrializadas e automatizadas que existem, ou aquela que mandou toda a produção de minério embora, quando ela própria tinha condições de transformar isso em aço vender no mercado internacional por preços até cem vezes maior?
Convido você, leitor, a erguer uma bandeira de basta para esta propaganda que dita que devemos exportar a todo custo. Ou realmente aquela empresa exportadora de minério (somente para dar exemplo claro de um tipo de commodittie exportado) não tem condições de importar máquinas suficientes para beneficiar este aço aqui no Brasil?
O Governo deve tirar as garras de cima dos importadores, e permitir o livre comércio entre as nações. Não digo aqui que a empresa exportadora é menos importante que a importadora, mas é que é muito mais dificil importar. Exemplo claro é o NovoEx... se faz tudo online, prático, rápido, "on-line"... E pra importar? Como é que faz mesmo? Os regulamentos não são os mesmos, praticamente falando? Então porque não tem acesso online? E o tal do Radar? Era pra que mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário